Olá! Hoje vou falar para você sobre a análise de coloração pessoal. Você já ouviu falar sobre isso? Sabe para que serve? Se a sua resposta foi não, continue no post e descubra o que essa análise pode fazer por você!

Quantas vezes você já comprou uma roupa e depois, já em casa, tenta usar e se sente estranho(a)? Parece que não é mais a mesma cor, o seu rosto não parece bem e você não entende o que aconteceu. Pois bem, isso ocorre porque não existem apenas cores de pele amarela, negra e branca.

 

Sobre os tipos de pele

As peles são constituídas por combinações de cores, sempre em pares, com uma cor de superfície e uma de fundo. Por isso que algumas peles são uma combinação de amarelo dourado com amarelo; ou amarelo com roxo (loucura, né?); ser rosada com azul; ou ainda negra com vermelho ou negra com dourado. Podemos ver os tons de fundo através das olheiras. A variedade é grande e cada tipo de pele é realçada e valorizada de forma diferente. Isso resulta em uma imagem pessoal mais adequada aos valores e características que você deseja expressar.

Todas essas cores da sua pele reagem com a cor das roupas que você usa, com a iluminação dos ambientes, com a cor dos cabelos, maquiagem, com a parede de uma sala. Todas as cores se relacionam entre si. Assim, a sua pele pode harmonizar com as cores que você usa ou contrastar com elas. Os contrastes tendem a desvalorizar as características naturais da pele.

Ou seja, a sua pele pode ser quente e clara, e ao usar o azul frio abaixo, cria um contraste de tom (porque a sua pele é clara e o azul é escuro) e de temperatura (porque aquele azul é frio e sua pele é quente). O mais recomendado seria usar o tom de azul quente, conforme a imagem abaixo. Inacreditável!

 

 

Para facilitar a vida das pessoas, depois de várias pesquisas, foram criados vários métodos para descobrir qual a melhor combinação de cores para cada tipo de pele. Tem métodos que usam a classificação em 4 tipos de pele (primavera, outono, inverno e verão; ou dourado claro, dourado intenso, azul claro e azul intenso) outros usam 12 tipos (são as estações com subtipos neutros, claros, escuros, intensos e profundos).

 

Por que conhecer sua paleta de cores?

O mais útil de você saber qual a sua paleta de cores é a rapidez e acertividade na hora de fazer compras e, uma vez que o seu guarda-roupas esteja montado dentro das cores da mesma paleta, todas as cores irão harmonizar. O que evita aquela insegurança e dificuldade para combinar as roupas.

 

Paletas de cores: Inverno e verão são cores frias; primavera e outono são cores quentes.

 

 

 

Em quais situações você usa a sua paleta de cores?

1 – para escolher as roupas que vão valorizar sua pele e sua imagem pessoal;

2 – para definir a cor e os tons a serem usados na coloração do cabelo;

3 – para escolher as cores de maquiagem, como o baton, as sombras, o blush e delineadores;

4 – para definir as cores da sua marca profissional, caso seja um profissional liberal;

5 – para decorar a sua casa;

 

Nossa! Você imaginava tantas aplicações da paleta de cores? Eu mesma uso minha paleta o tempo todo e já apliquei a analisemos coloração pessoal para tarabalhar a identidade visual de uma marca, junto com outros profissionais da área de design e foi fantástico! E principalmente, depois que eu descobri a minha paleta, eu sei exatamente o que estou buscando e se vai combinar com as outras roupas que já tenho. Uma grande descoberta e muita economia de dinheiro!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.