Você já deve ter ouvido falar sobre a psicologia das cores, certo? Hoje iniciarei uma série de artigos voltados para a utilização das cores na composição da imagem pessoal. Nada melhor do que começar com a cor mais querida pelas pessoas: o azul.

O gosto por uma cor pode revelar aspectos da personalidade e também expressar, socialmente, características, ideias, visões sobre uma pessoa. Leia o que o azul representa e, se o azul é a sua cor preferida, veja se você se identifica com ele. Toda cor terá pontos positivos e negativos, assim como nossa personalidade.

 

Você é uma pessoa azul?

 

 

O azul é a mais sábia de todas as cores, não tomando partido, ela sempre está aberta para o diálogo, a conversa, disposta a ouvir. Por se identificar com a água, o azul representa a serenidade e o descanso, muito generoso e catalisador da reflexão. Apesar disso, pode vir a parecer frio, distante, melancólico e imaterial. Ele se conecta com o celestial, a pureza, a suavidade.

Você se vê como uma pessoa calma, serena, boa ouvinte, amigável e reflexiva? Então o azul é a sua cor. Veja agora as características do azul nas roupas e o que ela revela sobre os temperamentos.

 

Azul nas roupas

 

 

O azul está mais ligado aos estilos clássicos, com objetivos práticos e/ou profissionais. O azul desperta as características do temperamento melancólico, que geralmente é mais focado, intelectual, perfeccionista, sério, sensível, paciente, tímido, detalhista, indeciso e fechado. Se você já possui um temperamento melancólico como o mais forte, provavelmente você não vai gostar de vestir a cor azul, pois ela pode trazer um certo desequilíbrio nas características, impedindo o movimento, a ação. O azul é mais indicado para pessoas com o temperamento sanguíneo-colérico, pois traz calma, concentração e foco. Se você deseja passar uma imagem amigável, mas com seriedade, racionalidade e praticidade, essa é a sua cor.

Apesar das características mencionadas pelo artigo, é importante saber que a mudança de tons em uma cor pode mudar o significado dela. Assim sendo, temos algumas adaptações para alguns tons do azul.

 

Variações do azul

Azul claro ou turquesa: adiciona frescor, tranquilidade e alegria. É uma cor mais passiva e delicada.

Azul escuro: sério e desafiador. Ótimo para ser usado nos negócios, transmitindo abertura para negociação, simpatia, mas sem deixar de ser sério e profissional.

Azul-esverdeado: alegre e amigável.

Azul-violeta: intenso, forte e inquietante.

 

 

Temos ainda uma variação de temperaturas para os azuis, que harmoniza com os tipos adequados de pele, conforme a temperatura de cada tipo. Confira as paletas para peles quentes e frias.

 

Paleta de azul para peles quentes

 

Paleta de azul para peles frias

 

Agora é só ir atrás do azul que te agrada e compor um belíssimo look! Você pode aproveitar para usar peças de acordo com a sua intenção, como por exemplo, se você tem uma reunião com pessoas que você não conhece e gostaria de passar uma mensagem de diálogo e simpatia, o azul marinho pode ser um ótimo companheiro.

 

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe, deixe o seu comentário abaixo e veja também o artigo sobre as 10 curiosidades sobre a cor azul. E confira as referências bibliográficas se você gosta do assunto e deseja saber mais.

 

Referências bibliográficas:

A psicologia das cores – Eva Heller
Un coach pour un nouveau look – Claude Juillard e Brigitte Gautier
Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza – Philip Hallawell.

Deixe uma resposta