Olá, eu sou Wanessa Rengel

Visagista, formada pelo Centro de Visagismo Philip Hallawell desde 2010, com formações adicionais em Psicologia e Coaching. Consultora, professora e palestrante nas áreas de moda e beleza.

Objetivo

Desde cedo, já pude perceber que a minha inclinação profissional seria atuar com pessoas e para pessoas. Quando entrei na faculdade, o meu maior objetivo era o de

trabalhar para tornar a vida das pessoas melhor,através de autoconhecimento e aprendizado.

E mesmo não atuando mais na área da Psicologia, me vejo seguindo esse objetivo através do visagismo e de uma busca pelo resgate da individualidade e da personalização.

 

Segue um pouquinho de história…

 

Faculdade de Psicologia

Com a faculdade de psicologia aprendi a compreender o sujeito, as suas relações e a construção da personalidade e subjetividade. Entender que cada ser humano é único e que os desejos, alegrias e tristezas são também particulares. O respeito por essas individualidades foi um dos grandes aprendizados. Nesse período de faculdade, fui apaixonada pelo materialismo histórico-dialético, mas também pelo Psicodrama de Moreno e pela Psicologia Corporal de Reich.

Depois de formada, conheci o visagismo. Confesso que não foi amor à primeira vista, pois como psicóloga, aprendi a questionar e duvidar de muitas coisas. Até então, eu não era uma pessoa muito ligada à moda e beleza, achava isso tudo inútil e superficial. No entanto, ao conhecer mais a fundo o visagismo, descobri que o meu problema com a moda e a beleza não eram necessariamente com o tema, mas como era abordado e tratado pela maioria dos profissionais.

 

Formação – Visagismo Philip Hallawell

Então, decidi fazer a formação de visagismo, com o próprio Philip Hallawell, autor do livro que eu havia lido e me surpreendido. Em agosto de 2010, me joguei para São Paulo, querendo saber mais sobre essa coisa impressionante chamada visagismo! Voltei encantada e transformada.

Foi através da formação que eu pude compreender que o visagismo é a busca pela personalização de imagem, que cada cliente é único e, portanto, cada indicação e análise são únicas também. Pude compreender mais sobre os meus temperamentos e a minha própria imagem, o que me fez apreciar a moda e a beleza de forma diferente. E pude experimentar o poder transformador que a imagem tem: deixei de me esconder e tornei mais confiante, assumindo o meu próprio temperamento.

Marleau-Ponty, um filósofo francês, falava a seguinte frase:

o corpo que tenho é o corpo que sou(…)

o que nos dá grande material para refletir sobre a nossa imagem. Ele é a externalização de quem somos, dos nossos gostos. Nós somos a nossa própria imagem. Por isso, a busca do visagismo é promover esse encontro entre o que somos e o que parecemos ser.

 

Atualmente

Desde então, atuo como consultora de visagismo, que visa promover uma mudança no cliente, não somente externa, mas internamente e nas relações interpessoais através do aprendizado sobre a própria imagem e os temperamentos. Além da consultoria de visagismo com o objetivo de adaptar a imagem ao perfil pessoal, para um determinado momento da vida; atuo também com consultoria aplicada à imagem na área da musical e política.

Desenvolvo cursos e workshops para os mais diversos públicos, com dinâmicas diferentes e diversos parceiros. Entre os temas estão a aplicação do visagismo no atendimento ao cliente de academia, design de barba, o que é visagismo, visagismo e imagem pessoal, entre outros. Esses cursos são apresentadas tanto para profissionais, que querem melhorar a forma de atender e trocar conhecimento, como para clientes de Curitiba e de Joinville, que desejam conhecer mais sobre a própria imagem pessoal, com a modalidade de consultoria em grupo.

Entre os parceiros estão

 

  • Studio de Moda Claudia Alchini (Joinville)
  • Michele Pacheco (Hairstylist, no Studio Katiane Marta, Joinville)
  • Camilla D’Amato (Makeup Artist, no Studio 21, Joinville)
  • Barbearia Rei da Barba (Curitiba)
  • Ponto Pessoal(Curitiba)

Obrigada por ler até aqui e segue um pouco da minha própria experiência com o visagismo: